outubro 11, 2011

WorkShop de Pulsar Yoga - Elemento Terra


O Elemento TERRA: À conquista da felicidade absoluta!

O Pulsar Yoga é uma nova abordagem do estilo Vinyasa-Yoga inspirada na tradição de Yoga, Filosofia e Sabedoria Tibetana.

Os 5 elementos – espaço, terra, água, fogo e vento – são essenciais ao entendimento da cosmologia tibetana. Os elementos são a base de todos os fenómenos. Não só todo o universo físico, incluindo o nosso corpo, é composto por estes elementos, como também se encontram associados a estados mentais e ao tempo. Cada elemento representa uma qualidade energética particular. Mas são igualmente compostos por átomos, o que significa que existem no mundo das formas. E, como tudo o que tem forma, existem em interdependência. Precisam uns dos outros e afectam-se mutuamente.

Cada elemento está associado a uma emoção positiva quando se encontra puro e em equilíbrio. Se o elemento estiver perturbado e em desarmonia, manifestar-se-á uma qualidade emocional negativa. Se os elementos estiverem em harmonia no nosso corpo, os nossos sistemas funcionarão sem problemas. Caso contrário, o cenário será favorável à doença e às perturbações.

Neste Worskhop de Introdução ao Pulsar Yoga será explorado o elemento TERRA. O Elemento Terra é o responsável pelo enraizamento, por isso, deve ser o primeiro a ser cultivado. A força e a estabilidade do corpo e da mente são qualidades que nos dão coragem, determinação e confiança! Sem estas qualidades a mente jamais atingirá o verdadeiro estado de felicidade.

O workshop inclui uma parte teórico-prática que ensinará um resumo da sequência associada ao Elemento Terra desenvolvida pelo Pulsar Yoga. Esta sequência inclui posturas estáticas e em movimento e técnicas de respiração e de meditação que cultivam as qualidades puras do Elemento Terra. Nesta sessão serão aplicadas os 7 Princípios do Movimento e o Background Filosófico do PulsarYoga.

Na parte teórica deste workshop será feita uma breve apresentação deste estilo de Yoga que inclui uma reflexão filosófica sobre a importância do treino do corpo e da mente segundo a Tradição Tântrica Tibetana. Este treino não só permite atingirmos a saúde física e a felicidade mental, mas também uma correcta visão da realidade. Com esta correcta visão descobriremos que a verdadeira natureza da nossa mente é felicidade: não uma felicidade temporal e mutável, mas permanente e absoluta!
Ao realizarmos que a natureza verdadeira da nossa mente mais pura é paz... é serenidade... é silêncio... realizamos também o que é o amor absoluto! Esse amor é o somos e sempre seremos!

Sem comentários:

Enviar um comentário